







Ancilostomose
Necator americanus e Ancylostoma duodenale – você já teve o desprazer de conhecê-los?
Esses dois helmintos são os responsáveis pela ancilostomose ou amarelão, uma doença que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atinge cerca de 740 milhões de pessoas em todo o mundo e incide principalmente sobre as populações mais pobres e desfavorecidas das regiões tropicais e subtropicais (dados de 2008). (...)
Por: Irene Cavaliere
Quer saber mais? Acesse:
1) Estudos preliminares (antes da aula):
Nossa sugestão é que sejam apresentados aos alunos, a depender do ano escolar, alguns materiais para que eles acessem ou leiam antes da aula.
- Monteiro Lobato e o Jeca Tatu: um dos personagens mais famosos de Monteiro Lobato tem suas características peculiares, como preguiça, prostração e aparência frágil, atribuídas ao quadro de ancilostomose ou amarelão. Neste sentido, diversos recursos podem ser utilizados para contextualizar o quadro, desde o uso de vídeos, livros ou história em quadrinhos. Segue em anexo um HQ de 1966 e outro de 2021 sobre o Jeca Tatuzinho, que pode ser utilizado também para discussão de hábitos e costumes daquele tempo e dos dias atuais, além de dois links de vídeos que podem ser utilizados para este momento.
Desenho animado
História narrada
Filme completo sobre o Jeca Tatu, protagonizado por Mazzaropi - Tela Nacional
Histórias em Quadrinhos Jeca Tatuzinho - 1966 e 2021
- João e o verme do Amarelão: esta história faz parte da série “Helmintos intestinais” desenvolvido para divulgação científica em espaços formais e não formais de educação.
Acesse o site da Fiocruz para conhecer esta e outras obras sobre o assunto:
http://rho.cpqrr.fiocruz.br/geo-helmintoses/joao-e-o-verme-do-amarelao-ancilostomiase
- O que é a ancilostomose?: este episódio faz parte da série “Livro Verminose? Aqui não!” que compreende vídeos curtos, em desenho animado, muito acessíveis para estudantes do ensino fundamental.
2) Durante a aula – mediação
Nossa sugestão é que o professor prepare um quiz no Kahoot para que demande parte do tempo auxiliando os alunos na ferramenta, caso ainda não sejam aptos.
Em seguida, a discussão pode ser guiada pelas dúvidas que surgirem ou pela utilização do contexto do Jeca Tatu para discutir as diferenças das condições sanitárias no tempo da elaboração da obra, com os dias de hoje, bem como com relação ao ambiente rural e urbano das grandes e pequenas cidades.
3) Para saber mais! (Após a aula):
Após a avaliação do professor, fica a critério dele decidir por um novo tópico ou revisar o conteúdo. Acesse o site da Fiocruz para saber um pouco mais sobre a doença e indicar para o estudante, caso seja interessante para este momento.






Dica!
Para os alunos, sugerimos que pesquisem um pouco mais sobre dois personagens importantes da cultura Brasileira, Monteiro Lobato e Amácio Mazzaropi com a visita ao site e perfis das redes sociais Facebook e Instagram do Museu Monteiro Lobato no Sítio do Pica Pau Amarelo:
https://taubate.sp.gov.br/secretarias/museu-historico-folclorico-e-pedagogicomonteiro-lobato
https://www.instagram.com/museumonteirolobato
site do Museu Mazzaropi
https://www.museumazzaropi.org.br





