






Teníase
Parasitose intestinal humana causada pela presença da forma adulta da Taenia solium ou Taenia saginata, conhecidas popularmente de solitárias, no intestino delgado do hospedeiro definitivo, ou seja, do humano. É um problema grave de saúde pública onde as condições sanitárias são precárias.
Formas de prevenção (profilaxia): Impedir o contato do porco com as fezes do hospedeiro definitivo (humanos); tratamento dos portadores das doenças; investimento em construção de redes de esgoto ou fossas sépticas, tratamento de esgoto a fim de não contaminar os rios que fornecem água aos animais, educação em saúde, evitar o consumo de carnes mal cozidas ou mal passadas, estimular a melhoria do sistema de criação de animais e inspeção e fiscalização rigorosa da carne e dos matadouros.

1) Estudos preliminares (antes da aula):
Nossa sugestão é que sejam apresentados aos alunos, a depender do ano escolar, alguns materiais para que eles acessem ou leiam antes da aula.
- A história de Tânia, a tênia solitária: esta história faz parte da série “Helmintos intestinais” desenvolvido para divulgação científica em espaços formais e não formais de educação. O trabalho pode ser acessado no site http://www.xistose.com/geo-helmintoses/tania-a-tenia-solitaria-taenia-solium, para download.
- Você sabe o que é teníase? E a cisticercose?: estes episódios fazem parte da série “Livro Verminose? Aqui não!” que compreende vídeos curtos, em desenho animado, muito acessíveis para estudantes do ensino fundamental.
- Teníase x Cisticercose: este episódio de podcast é da série “Pílulas de Biologia”. Um canal destinado a tirar dúvidas de biologia para o ENEM, produzidos pela Prof. Carol Braga.
2) Durante a aula – mediação
Nossa sugestão é que o professor prepare um quiz no Kahoot para que demande parte do tempo auxiliando os alunos na ferramenta, caso ainda não sejam aptos.
Sugerimos que a atividade de mediação seja a produção de roteiro e gravação de um podcast sobre as verminoses. Estas atividades podem ser desenvolvidas coletivamente e permite o desenvolvimento de várias habilidades, com a busca por referências adequadas para produção do roteiro; desenvolver capacidade de síntese e organização de informações; preparar a oratória; se capacitar na utilização de aplicativos para produção e publicação dos episódios.
3) Para saber mais! (Após a aula):
Sugerimos aos professores, a escuta do podcast Teníase vs Cisticercose do canal Desvendando a Parasitologia Humana, criado por professores da área da saúde e produzido por Pedro Paulo Oliveira Carneiro.
https://open.spotify.com/episode/6XP3R4M3b4L2YseJr9nib9?si=d4c0a54c1d8041e6


.jpg)


Dica
Para os estudantes, sugerimos dois canais no Youtube que podem auxiliar na produção de podcasts:
- Canal Quadro Móvel, do Sergio Marques, destinado a auxiliar produtores de conteúdos que usam seus próprios celulares para produzir.
Endereço do canal: https://www.youtube.com/channel/UC2CZdLFdzFToLfbfkRoX4aw
Episódio sugerido:
- Podcast com celular! Melhores aplicativos para gravar podcast pelo celular.
https://youtu.be/jKDmo1xMJls?list=PLmioPaUXUHot3Itbq47hy4PyoB-Hli-wD
- Canal Radiotrama, com Gui Grazziotin. Este canal disponibiliza uma playlist completa para auxiliar os iniciantes a produzirem bons conteúdos, como por exemplo, explica a necessidade de definir bem a temática, o público alvo, o tempo do episódio, a trilha sonora, dentre outras preciosas dicas.
Endereço da playlist:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL36OrM9t_gatA65QY1KafdSSaXNebC5KX









