top of page

Teníase

Parasitose intestinal humana causada pela presença da forma adulta da Taenia solium ou Taenia saginata, conhecidas popularmente de solitárias, no intestino delgado do hospedeiro definitivo, ou seja, do humano. É um problema grave de saúde pública onde as condições sanitárias são precárias. 

Formas de prevenção (profilaxia): Impedir o contato do porco com as fezes do hospedeiro definitivo (humanos); tratamento dos portadores das doenças; investimento em construção de redes de esgoto ou fossas sépticas, tratamento de esgoto a fim de não contaminar os rios que fornecem água aos animais, educação em saúde, evitar o consumo de carnes mal cozidas ou mal passadas, estimular a melhoria do sistema de criação de animais e inspeção e fiscalização rigorosa da carne e dos matadouros.

Est. Preliminares.png

1) Estudos preliminares (antes da aula):

Nossa sugestão é que sejam apresentados aos alunos, a depender do ano escolar, alguns materiais para que eles acessem ou leiam antes da aula.

- A história de Tânia, a tênia solitária: esta história faz parte da série “Helmintos intestinais” desenvolvido para divulgação científica em espaços formais e não formais de educação. O trabalho pode ser acessado no site        http://www.xistose.com/geo-helmintoses/tania-a-tenia-solitaria-taenia-solium, para download.

- Você sabe o que é teníase? E a cisticercose?: estes episódios fazem parte da série “Livro Verminose? Aqui não!”  que compreende vídeos curtos, em desenho animado, muito acessíveis para estudantes do ensino fundamental.

- Teníase x Cisticercose: este episódio de podcast é da série “Pílulas de Biologia”. Um canal destinado a tirar dúvidas de biologia para o ENEM, produzidos pela Prof. Carol Braga.

 

2) Durante a aula – mediação 

 

Nossa sugestão é que o professor prepare um quiz no Kahoot para que demande parte do tempo auxiliando os alunos na ferramenta, caso ainda não sejam aptos.

Sugerimos que a atividade de mediação seja a produção de roteiro e gravação de um podcast sobre as verminoses. Estas atividades podem ser desenvolvidas coletivamente e permite o desenvolvimento de várias habilidades, com a busca por referências adequadas para produção do roteiro; desenvolver capacidade de síntese e organização de informações; preparar a oratória; se capacitar na utilização de aplicativos para produção e publicação dos episódios.

3) Para saber mais! (Após a aula):  

Sugerimos aos professores, a escuta do podcast Teníase vs Cisticercose do canal Desvendando a Parasitologia Humana, criado por professores da área da saúde e produzido por Pedro Paulo Oliveira Carneiro.

           

             https://open.spotify.com/episode/6XP3R4M3b4L2YseJr9nib9?si=d4c0a54c1d8041e6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

download.png
page_1.jpg
mqdefault.jpg
mqdefault (1).jpg
podcast_pilulasbio.png
pod3.png

Dica

Para os estudantes, sugerimos dois canais no Youtube que podem auxiliar na produção de podcasts:

- Canal Quadro Móvel, do Sergio Marques, destinado a auxiliar produtores de conteúdos que usam seus próprios celulares para produzir.

Endereço do canal:         https://www.youtube.com/channel/UC2CZdLFdzFToLfbfkRoX4aw

Episódio sugerido:

- Podcast com celular! Melhores aplicativos para gravar podcast pelo celular.

         https://youtu.be/jKDmo1xMJls?list=PLmioPaUXUHot3Itbq47hy4PyoB-Hli-wD

- Canal Radiotrama, com Gui Grazziotin. Este canal disponibiliza uma playlist completa para auxiliar os iniciantes a produzirem bons conteúdos, como por exemplo, explica a necessidade de definir bem a temática, o público alvo, o tempo do episódio, a trilha sonora, dentre outras preciosas dicas.

Endereço da playlist:

     https://www.youtube.com/playlist?list=PL36OrM9t_gatA65QY1KafdSSaXNebC5KX

Mediação.png
Para saber mais.png
download.png
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2021 por Meu Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page